quarta-feira, 15 de março de 2017

MÖRIKE LIEDER



Saudações, meus caros!
Na última segunda-feira, 13/03, foi o aniversário do Hugo Wolf. Um dos compositores que mais gosto e que, infelizmente, teve umas das vidas mais desafortunadas. Não fosse o trabalho de divulgação de amigos como Gustav Mahler, e posteriormente de músicos preocupados em manter seu legado vivo, a obra de Wolf encontraria-se ainda obscurecida. 
Para hoje resolvi trazer as canções do ciclo Mörike-Lieder que tanto cativam os fãs. Ao todo são 53 canções baseadas em textos escolhidos do poeta alemão Eduard Mörike. Seus poemas escritos em linguagem simples e natural tratavam de uma gama de assuntos caros ao romantismo e que foram um prato cheio para um compositor tão temperamental quanto Wolf.
Ao ter contato com esses poemas, Wolf encontrava-se em uma crise artística que o impedia de compor uma melodia sequer. Coincidindo com esse período de crise, seu pai veio a falecer agravando mais ainda o estado desanimador em que se encontrava.  Os poemas do Mörike serviram, portanto, como consolo e mola propulsora para superar os problemas. O resultado de tanta energia e carga emocional envolvida foi um sucesso e consiste em um dos ciclos mais amados pelos fãs. Daqui vieram muitas de seus mais célebres lieder, que muito contribuíram para equipará-lo a compositores como Schuber, Schumann e Brahms. 
Com esse ciclo, percebemos a forte teatralidade de suas composições: a música encontra suas ideias e motivos oriundos do próprio texto que, se em um primeiro momento parece submisso ao conteúdo da palavra, seu desenvolvimento tende a sublimar tal dependência e até inverter o quadro promovendo uma inflexão no texto para garantir o fluxo contínuo da música.
Este registro que lhes trago é estralado por uma excelente dupla de intérpretes, a soprano inglesa Joan Rodgers e o barítono alemão Stephan Genz, cujos lirismo e solvência das vozes adéquam-se com precisão as linhas vocais. Destaque também para Roger Vignoles, o pianista da empreitada. 
Boa audição!

CD's [FLAC]

4 comentários:

  1. Thank you for posting this. However, one song (Track 3, CD 1) seems to be missing. Could you perhaps post it separately? Thank you.
    Philip in Canada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Thank for you comment, Philip. You can download tha track now.

      Excluir